terça-feira, 22 de outubro de 2013

Salomão e as duas mulheres


      Quem está com a verdade não pode dar ouvidos à mentira, mas a ela se sobrepor.

 

Salomão e as duas mulheres
 

      Então, a mulher cujo filho era o vivo falou ao rei (porque o amor materno se aguçou por seu filho) e disse: Ah! Senhor meu, dai-lhe o menino vivo e por modo nenhum o mateis. Porém, a outra dizia: Nem meu nem teu; seja dividido.

      Primeiro Livro dos Reis, cap. 3:26

 

Então, vieram duas mulheres,

Diante do rei,

E, ele, por sua vez,

Passou a julgá-las.

 

Uma contava

Do modo que queria

O que acontecia.

 

A outra mais compenetrada,

Pois com a razão estava.

 

As duas tiveram filhos,

Mas um morrera;

Isto as constrangera

Irem à presença de Salomão

Que resolvia qualquer questão.

 

“Disse-lhe uma das duas:

Ah! Senhor meu,

Eu e esta mulher

Moramos no mesma casa,

Onde dei à luz um filho”.

 

No terceiro dia,

Depois do meu parto,

Ela teve de fato

Também um menino.

 

De noite o filho dela morreu;

E ela à meia noite,

Enquanto eu dormia

Tirou-me a criança que vivia

E botou do meu lado

A criança morta.

 

O rei escutou sem afetação

De ambas a narração

E disse:

Dividamos o menino

Em duas partes

Para satisfação das partes.

 

Mas um grito ressoou;

Pois a verdadeira mãe optou

Pelo seu filho vivo.

 

E o rei Salomão

Mandou entregar então,

O filho à verdadeira mãe.

Salomão julga a causa das duas mulheres
Obra Prima de Nicolas Poussin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário