segunda-feira, 6 de março de 2023

TRONO DA JUSTIÇA

TRONO DA JUSTIÇA

1 Disse-lhes JESUS uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer.

2 Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus, nem respeitava homem algum.

3 Havia também, naquela mesma cidade, uma viúva que vinha ter com ele, dizendo: Julga a minha Causa contra o meu adversário.

4 Ele, por algum tempo, não a quis atender; mas, depois, disse consigo mesmo: Bem que eu não temo a Deus, nem respeito a homem algum;

5 todavia, como essa viúva me importuna, julgarei a sua Causa, para não suceder que, por fim, venha a molestar-me.

Evangelho de JESUS CRISTO segundo São João, cap. 18:1 a 5.




JESUS CRISTO e os Doutores da Lei.




Obra de James Tissot (1836-1902).

Pintor francês.


Quando sentares no Trono da Justiça

Faça o possível

Para tornar visível

Todo ato,

Para que o verdadeiro fato

Venha à tona

E uma mentira não seja a dona

Do Veredito.


O juiz não é nomeado para fazer favores com a justiça, mas para julgar segundo as leis.



Platão (427 a.C.-347 a.C.).

Filósofo e matemático grego.


Um juiz iníquo

Pensa no montante

Que receberá adiante

No fim da Causa;

Contudo, o Juiz de Direito

Faz tudo perfeito.


“A justiça é o vínculo das sociedades humanas; as leis emanadas da justiça são a alma de um povo.”


Juan Luis Vives (1493-1540).

Filósofo e humanista espanhol.


Ele senta num trono,

Cujo primordial Dever

E jamais comprometer

A Verdade.


“Eu não troco a justiça pela soberba. Eu não deixo o direito pela força. Eu não esqueço a fraternidade pela tolerância. Eu não substituo a fé pela superstição, a realidade pelo ídolo.

Rui Barbosa (1849 -1923).

Político, diplomata, advogado e jurista brasileiro.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário